segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mudança na data da prova de novo....

A prova de radio que era para ser dia 06 eu fiz no dia 09, porque éramos em muitos a a professora não ia ter tempo de avaliar todo mundo - as provas aqui são orais.
A de pato era para ter sido hoje e ficou para 5ª feira...
A de semio para dia 21 à tarde.
Todas essas mudanças estão me destruindo...

Uffi....Tô cansada!

sábado, 11 de julho de 2009

E VAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


EU PASSEI!
EU PASSEI!
EU-PASSEI!!!!
E-U P-A-S-S-E-I!!!!
PASSEI-EU!
PASSEI
PASSEI
PASSEIIIII!!!!!!!!!!!!

HAUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAHUA

Pensa numa guria siliz!
=) =) =) =) =) =) =) =)

E mais: passei com 26/30!! Ok, Não é excelente, mas tá bom, né?

Passei,
paseeeeeeeiiiiiiiiiii....

Agora na segunda tem outra...
ai Jesus...

terça-feira, 7 de julho de 2009

SOCORRO - Provas

Meu exame de radiologia era para ter sido ontem , mas não deu: éramos em muitos, então eu e mais alguns faremos a prova só na quinta feira.
Tô super hiper nervosa!
E para melhorar ontem ainda foi uma meleca de dia: saí meio desnorteada de casa, porque eu não tinha conseguido dormir, esqueci carteira, chave, celular, cigarro, carteirinha da facul...TUDO! Subi no ônibus e quem sobe junto comigo? O controllore! O cara que verifica se está todo mundo com passagem...eu não estava! Porque como eu acabei de dizer estava tudo em casa...UFFI!! Multinha de mais de 50 pila pra começar o dia... =/
Mas à tarde foi bom: a Ivana estava aqui por perto e veio me dar um oi...é sempre bom vê-la, gosto de mais da conta dela...
Minhas provas ficaram então para dia 08, 13 e 21 de julho. Radiologia, patologia e semeiotica. E depois...FÉRIAS! Já combinei com a Ivana que vou subir assim que der...a única coisa triste é que o piá vai ficar por aqui, né...mas... Não dá para ter tudo!

Mais parte prática: Matérias

...ODEIO quando você descobre no final que tudo poderia ter sido diferente. Ontem o professor de Semeiotica Chirurgica me disse que eu não precisava fazer todo o módulo de clínica cirúrgica para poder ter minhas notas registradas...porque como eu estou inscrita a "Corsi singoli", cada matéria passa a ter um código próprio e portanto deixa de existir o co-requisito entre elas. Legal, né? Uffi!!

Mas...fica aí a dica! Hehehehe

quinta-feira, 2 de julho de 2009

...bom parte prática da coisa - MATERIAL DE ESTUDO

Passei por breves momentos de crise quando percebi que não tinha por onde estudar. Caderno, por mais rápido que vc escreva nunca é completo e muito menos suficiente...
Pois bem, aqui vão algumas dicas:
1 - No portal CLARA (portal para alunos) http://clara.vet.unipi.it ,geralmente os professores disponibilizam as aulas em .pdf para baixar. Acesse "Corso di Laurea Magistrale in Medicina Veterinaria", o ano das matérias que você está cursando e aparece o elenco com as disciplinas daquele ano. Clicando na disciplina, em "Documenti e link", tem as aulas.
2 - Para quem gosta de resumões, existe o SEU (Servizio Editoriale Universitario), um lugar na Via Curtatore e Montanara, 06. Ali você encontra resumos das discplinas feitos pelos professores, a preços muito bons (o preço é calculado de maneira a cobrir somente as despesas de impressão e mais nada). O link para o elenco das publicações é: http://www.dsu.pisa.it/pisa/studenti/editoria/Catalogopubblicazioni/index.html . Clique em Medicina Veterinaria (óbvio).
3 - Para quem quiser, na biblioteca da faculdade em Via delle Piagge, nos comoputadores em Meus documentos, tem uma pasta com as aulas de todos os professores. Vale a pena dar uma olhada, porque nem sempre o professor coloca as aulas na internet.
4 - Os textos da biblioteca são muito velhos, mas muito velhos mesmo. Guarde uma grana e compre os livros. No site http://www.medicalinformation.it/index.php?cPath=255 , tem um monte de títulos interessantes e a preços não absurdos.
5 - Evite trazer textos em português: a terminologia técnica é semelhante, mas não igual. Durante o exame é de "bom tom" saber pelo menos falar corretamente os termos médicos, não acha?
6 - No xerox da frente da Facul, saindo pelo lado da Via Agnelli, tem muito, mas muito material que dá para copiar. Vá, escolha e seja feliz.

Desculpem o sumiço

...Mas a época de provas não acaba mais, tem muuuuita coisa pra eu estudar, tô com medo de não dar conta e daí nem tenho tido muito tempo...
Minha vida tá uma loucura...mentira. Tá um sossego só, mas só tenho estudado e já tô começando a me aborrecer, quero que acabe logo, sabe como?
A prova do dia algo de junho foi enviada para a metade de julho...e a de pato para o final de julho...agora dia 6 tem radiologia e tô me cacando nas calças.
De resto...nada de novo. Tô com saudades de casa, do meu cachorro reterdado, de Palotina, da facul...E louca para voltar e fazer a minha 5 mudança em 3 anos. U-huuuuu!!! =/

terça-feira, 2 de junho de 2009

Festa da república

Hoje é dia da República na Itália. Em 1946, depois que o governo fascista caiu, os cidadãos italianos foram convocados às urnas para decidir se o país seria uma república ou se continuaria sob a monarquis de Savóia. Por aproximadamente 2 milhões de votos (dos quase 23 MI contados), venceu a república. E os Savóia foram exilados.
.
(Brasões das "Repúblicas" de Venezia, Amalfi, Genova e Pisa - note que hoje são cidades, não repúblicas, né!)
Em Pisa hoje acontece uma das quatro etapas da "Regata delle Antiche Reppubliche Marinare", uma competição entre as antigas repúblicas que por volta do ano 1000 tinham independência e autonomia política e econômica baseada no comércio marítmo. A idéia de um evento que representasse as quatro então principais repúblicas nasceu por volta do final dos anos 40 e desde então a Regata ocorre entre o final de maio e começo de julho, com uma etapa em cada uma das atuais cidades. Antes do começo da regata acontece um desfile em trajes antigos e típicos de cada Reppublica. Coloco as fotos mais tarde...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Meleca


...a Mel meleca passou mal, muito, muito mal. Intoxicação por cactus. Diz minha mãe que ela comeu TODOS os cactus de casa...e sim que não eram poucos. =/ COMO É QUE PODE SER TÃO RETARDADA ASSIM?????? Beleza, campeão, estar carente, mas ela não podia se entupir de...sei lá, erva doce e ficar sossegadinha no canto dela?!?!?!
O que me deixou beem chateada é que meio que é culpa minha,sabe? Poltz, quando eu resolvi ter um animal, eu deveria ter pensado melhor nessas coisas...agora ele (ela, na verdade) tá lá, na casa dos meus pais dando trabalho e ainda correndo o risco de... e ainda pode acontecer alguma coisa que me deixaria bem chateada. Acabei me afecionando de verdade à ela...pensa num cachorro retardado, agitado, chato, grudento...carente, manhoso... mas gente boa de mais...
Ainda bem, mas ainda bem MESMO que o Lauro (o super faz tudo de casa) deu lhe leite goela abaixo...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ricardão folgado...

...o pior é que é uma propaganda de celular, hauhauhauhauhauhauhua

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como tirar a roupa em 2 segundos!!

Dá uma olhada no japonês maluco aí de baixo...:

Ia ser bem legal se eu aprendesse.... afinal eu tô sempre atrasada...será que não tem um jeito de colocar a roupa, também?? Hehehe

domingo, 24 de maio de 2009

Cara de limão azedo

Chegou o livro de radio!!! Agora não tenho mais desculpas! Fiquei feliz com a chegada, estava ansiosa (tipo criança em Natal). Livro novo é legal, da vontade de estudar... =) hauhauhauhauhaua...sério!
Domingo...dia de preguiça. Ontem demos um pulo no Giardino Scotto, um parque que tem aqui e demos de cara com uma senhora cujo marido dorme de calça jeans há mais ou menos 1 mês. Cara, ela ganhava em acidez até de alguns nossos caros professores que reprovam metade da turma... Certeza que ela chupava uns 3 kgs de limão só no café da manhã, bicho...
A gente (ok, eu) estava rindo (muito discretamente como me é característico) e a senhora ficou brava e foi grosseira. É mole?! Minha cara senhora, estamos em um parque, não em uma biblioteca...o mais engraçado é que depois uma galera começou a tocar música e cantar, daí... Eu ia pedir para eles virem cantar para ela, mas acharam melhor não... A Taci até falou que ia comigo...! Ia ser muuuuito engraçado. Talvez eles nem viessem, mas...

sábado, 23 de maio de 2009

Como fazer?

...para conversar com a dona da casa sobre cigarro? Poxa, que situação...
Sou uma fumante meio atípica: não gosto do cheiro de cigarro...de manhã cedo, então...! Me urta! E aqui a Anna fuma dentro do quarto dela e de manhã abre a porta para "trocar o ar". O problema é que daí toda a casa fica fedendo! É horrível!
Não posso deixar meu quarto aberto porque o cheiro entra e daí quem vai ficar com cheiro de cigarro sou eu. E não estou afim!
E aí, como é que eu faço? Fico super sem graça: não sei como abordá-la e não sei o que falar. Me sinto constrangida, porque no final das contas a casa é dela.
Teve um dia em especial que eu quase voei no pescoço dela: encontrei cinza de cigarro dentro do banheiro, na borda da banheira. AI, MEU CAPETA! Aquele dia eu não conversei com ela porque fiquei muito, muito, profunda e completamente puta da cara. Aí ia acabar falando um monte de asneira que provavelmente não teria nada à ver com o assunto.
Aceito sugestões!!!
Bom final de semana a todos, pessúú...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

AI MEU CAPETA

Sabe quando é meu exame de radiologia? Dia 06 de julho.
E o de pato? Dia 06 de julho.
E o de semio? Dia 06 de julho.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Descobri isso hoje, quando fui falar com o prof de semio sobre umas aulas e sobre a minha inscrição ao exame... o bonito mesmo é que a piazada tava falando que ele não ia estar em Pisa e que...ah, mais um monte de coisa que, agora, não tem sentido algum.
Ai, Jisus!!!!! Aí, conversei com ele e disse que deveria fazer os 3 exames antes do final ded julho e ele me disse que posso fazer o exame antes. Quando? "Quando você ver que está preparada." Programei para o dia 10 de junho.

O de radio vou fazer dia 06 de julho, mesmo...

E o de pato? Não sei, o prof sumiu no mapa.

AI, MEU SENHOOR...

A única resposta que obtive com os folhetinhos de dogsitter foi de um maluco tarado que me perguntava se eu fazia massagens, também. É mole?! =/

terça-feira, 19 de maio de 2009

...final de semana...começo de semana



Depois de um sábado estudando (eu sei, é inacreditável, mas real), domingo fomos à praia. Isso! Praia! Praia! Praia!
Areia, água salgada, sol...aquele cheiro de protetor solar... ECA!!! ...quem me conhece sabe que não morro exatamente de amores pela praia... Mas preciso dar um jeito nesse meu bronzeado rural, né?
Fui eu, a Gio, a Taci (trio Brasil!) o Diego e o Gulherme...


Para MB: Diego e JúliaJustificarComeço de semana: estuda, estuda, estuda...Tá começando a bater o desespero. Mesmo, mesmo, mesmo.

Ontem espalhei papéis de "dogsitter" por aí. Dedinhos cruzados...

Bonitinho: "Sonhei que você tinha namorado! (...) e não era eu!"

Essa é última semana de aulas...o que significa que as provas estão realmente muito, muito perto. Estão praticamente batendo na porta, já. Ai, meu capeta...

Hoje quero ver se consigo espalhar mais uns coisinhos por aí e estudar. Na verdade, a ordem é: vou estudar e espero que dê tempo de espalhar mais coisinhos (dogsitter) por aí. Rapaiz...Quem diria! Huahuahuahua

quarta-feira, 13 de maio de 2009

...força e coragem!

É, realmente vou ter que fazer os dois exames (semiologia e patologia cirúrgicas) em junho... Parece que os professores não vão disponibilizar datas em julho.
Comprei o livro de radiologia: ou vai ou racha. Dentre os autores que colaboraram com o livro está a Citi, a minha professora de radio. Aaahhh...agora eu entendi porque ela consegue enxergar até um fio de cabelo nas radiografias...
São quase 600 páginas, quase 2000 figuras e 20 e tantas tabelas que eu espero sejam suficientes a me fazer entender a taR da radiologia. Vou ter um mês para estudar. Ou vai ou vai.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

...acompanhando os responsáveis pelo Convênio


Hoje foi um dia (finalmente =) !) diferente: o reitor da UFPR: Zaki Akel e sua esposa, o prof. dr. Zanette, o chefe da área de conservação e manejo do Parque Nacional de Itaipu:Apolônio e sua esposa, bem como o superintendente de gestão ambiental do Parque:Jair o Roberto Spandre se reuniram com o presidente e o diretor do Parque de San Rossore, uma área de conservação que fica aqui em Pisa, por causa do convênio que existe entre UFPR, UniPisa e Itaipú.
Conhecemos todo o parque em visita guiada pelo Sr. Gambogi, o chefe da guarda do Parque. Ele é muito gentil e super interessado, apaixonado pelo o que faz...aquela pessoa de idade que curte contar e ensinar, sabe como?

O parque é lindo, tem áreas de bosque e praia, com muitas espécies, seja de fauna que flora, conservadas/preservadas. Eles fazem um trabalho de anilhamento de aves e colocam também colares em mamíferos, para acompanhar sua migração. O sr. Gambogi me contou de um macho de cervo que caminhava mais de 10 km, atravessava 2 rios e um laguinho (quase o Chuck Norris!) para poder arrebanhar as fêmeas durante a estação de reprodução...e de um lobo solitário que apareceu no parque há poucos anos atrás, que provavelmente saiu da área em que geralmente estão as matilhas em busca de novo território...

Almoçamos por lá ,também, depois fomos visitar a casa de Puccini ( se informe: http://pt.wikipedia.org/wiki/Giacomo_Puccini ) e dar uma volta no lago de Massaciuccoli, que além de ser o lugar onde Puccini caçava, é também parte do parque....

sábado, 9 de maio de 2009

Acho que estou virando um orco



Ontem acabei não indo jantar com as gurias... Motivo? Não tinha vontade de ser simpática com pessoas que não conheço.
E hoje ao invés de ir à Lucca (e sim que é um dia lindo), optei por ficar em casa. Motivo? A idéia de um dia de férias das gurias não me desagradava nem um pouco.
Orco?
...talvez.
...MAAAS pelo menos um orco ajeitadinho: cortei o cabelo...depois que saí da cabeleireira estava lindo, mesmo...
...MAAS hoje, depois que lavei ficou ho-ro-ro-so! Estou me sentindo como "Chitãozinho - O Retorno" ...Jesus...até eu aprender como arrumar essa coisa sem ficar parecendo com um cantor de música sertaneja dos anos 90, meu cabelo já vai ter crescido de volta...


Vi o piá, hoje...antes dele ir trabalhar...as coisas entre nozes estão indo, está bom. Ele é muito calmo, te passa uma sensação de tranquilidade bem legal...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Hoje é sexta feira...

..traga mais...??

Hoje a idéia é ir jantar na casa de amigos das gurias...não sei quem são, mas elas disseram que sõ gente boa, então...pelo menos pra fazer algo de diferente...
Estou tentando arrumar um jeito de trabalhar como dogsitter...pensamento positivo por mim, aí, pessú!!
Hehehe...deêm uma olhada nisso aqui: é cômico,uhauhauhau...o melhor de tudo é que eles realmente falam assim... http://www.youtube.com/watch?v=ZSwCXQ2KqUk
Beijinho, bom final de semana a todos!

terça-feira, 5 de maio de 2009

parceiro é parceiro...

e o que fazer com aquele teu amigo cretino que te faz passar por cada situação...??

Fomos (Taciana, Giovana, Júlia) tomar café na casa do Luca, hoje... Café, sorvete e papelismo: mas foi divertido, hehehe...até o Luca ligar pro Diego, mas...parece que faz parte do pacote "ganhe um amigo" - escrito em letras miudíssimas, tem um aviso: juntamente com o pacote "Amigo" você encontrará o driver de companheirismo, o programa de instalação para as 100 piadas sem graça preferidas do Serginho Malandro e ainda, completamente grátis, seu "Amigo" vem com a incrível capacidade de tirar com a tua cara...
E de te fazer dar ótimas risadas...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ADORO SEGUNDA FEIRA

Huhuhauhauhauhuahaua....

Hoje eu acordei
Com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho
E desejar bom dia
De beijar o português
Da padaria...
(...)
Eu tava só
Sozinho!
Mais solitário
Que um paulistano
Que um vilão
De filme mexicano
Tava mais bôbo
Que banda de rock
E um palhaço
Do circo Vostok...

Telegrama - Zeca Baleiro


domingo, 3 de maio de 2009

...hoje é domingo...

...pé de cachimbo... etc, etc, etc... =)

...dia tranquilo em casa, arrumando as coisas...e dando voltas no mercato di Pisa...ou como disse o Carlos (um cara brasileiro quee conhecemos aqui): camelando no Lungarno... =)

Ontem fomos ao aniversário da esposa do Maurizio, um amigo da Anna. Foi bom, as pessoas eram muito simpáticas, tranquilas. Todos mais velhos, entre 40 e 50, mas mesmo assim, foi legal: ambiente diferente, conversa mais ou menos igual (o que vocês fazem aqui? Como é a Itália? E Pisa?), pessoas diferentes.
Revimos a Francesca, a filha do Maurizio, que é muito gente boa: sabe aquela pessoa alegre, feliz e sorridente, que te faz sentir bem quando ao seu lado? Então, a France é assim.

...de "que shape, heim" a "você é muito gata (...) e estou curtindo ficar com você". Melhorou, né? Hehehe... O atual coitado chama Diego, tem 22 anos (...), brasileiro (....................), faz engenharia energética e trabalha em um escritório de Livorno e em uma piadineria a Pisa. Piá bom, sossegado...

...saudades de casa...e nessas horas fico de cara com meus pais: Poxa, se eu não ligar, eles não dão sinal de vida e ainda me dão bronca no dia seguinte...Mãe/pai só tem um...ainda bem!!! =) Huauhauhauhuahuahua

Boa semana....

...vou ver se começo a tirar mais fotos...isso aqui tá ficando muito feio...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

...Giornata in campagna

Bella la giornata di oggi: dia inteiro no meio do mato...ou quase. Fomos almoçar no restaurante do filho da Anna, um lugar muito gostoso no meio delle colline toscane, em uma cidadezinha perdida.
Ótimo almoço, tipicamente toscano...boa música - tinha música ao vivo no jardim externo que dava um ar de piano bar - e dia mais do que lindo...
Para fechar com chave de ouro, voltinha pelas colinas, numa Alfa conversível, com a Taci sentadinha no banco de trás, estilo filme americano: fomos em um campo, onde alguns amigos da Anna tinham se reunido para almoçar e passar o dia juntos, com uma sub espécie de churrasco, violão, crianças... Bem gostoso, super calminho.
A Toscana é realmente muito bonita, com suas colinas, plantações de uva/azeitona... linda, linda, linda...

terça-feira, 28 de abril de 2009

...Nossa, mas que shape, heim...

Quando você houve uma coisa dessas, o que fazer?? Não dá nem pra entender se é um elogio... Mesmo porque, o shape é meio estilo "tábua de passar roupa". Mah, sei lá. Tem que rir, mesmo...

Dia pouco positivo de novo. Não deu certo o médico. O ônibus atrasou e não consegui chegar na clínica. Nem falo nada.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Aoooo inferno! - Para as senhoritas ítalo Palotinenses que virão para cá

Premissa: Admito ser de uma genialidade insuperável.
Aqui, teoricamente, não pode comprar pílula anticocepcional sem receita médica (Teoricamente por que no final das contas estamos sempre no país das pizzas...). Então, lembre-se de trazê-las do Brasil, para ser mais simples.
Caso você prefira complicar as coisas - afinal, já que não tem o que fazer, né.... Não traga o anticocepcional. Vá até a farmácia mais próxima e convença a balconista a te vender a pílula - e ela vai procurar por um anticocepcional de mesma formulação que o seu.
Se nem assim você se convencer a ir ao médico, no mês seguinte vá em outra farmácia. Encontre um balconista menos disponível que te olha torto porque você não apresentou a receita. Que te pergunta quem é o teu médico de base e em um flash de lucidez e cara de pau (e graças a Deus de distração da parte dele, porque eu fiquei roxa de vergonha) responda.
Aí resolva tomar vergonha na cara e marcar uma consulta com um médico, para pegar a abençoada da receita e não passar por situações constragedoras. Mas escolha o dia certo.
Ontem não tinha Cristo que me fizesse dormir. Às 5:30 resolvi que era hora de pelo menos deitar um pouco. Fui preparar um chá e...algum cretino deixou a latinha de chá praticamente vazia no lugarzinho dela. Com uma quantidade insuficiente a preparar um chá. (Mãe, não ouse rir). ÓDIO, ÓDIO, ÓDIO. Devo ter pegado no sono por volta das 6. E levantei às 8:30. Fui preparar meu café e...cadê o pó de café, meu Senhor!!!! Grgrgrgrgrgrgrgr... Pareço um urso panda, com duas manchas pretas debaixo dos olhos.
Saí de casa e o ônibus passou na minha frente. MERDA. Ok, espera e pega o próximo. Fui até o hospital (a minha médica de base está em Vittorio Veneto) para tentar marcar consulta. Desci, entrei e perguntei pelo "Reparto Ginecologia".
- Ah, não, senhorita, não é aqui, não. É lá no hospital Santa Chiara.
- Onde?
- No-hospital-Santa-Chiara.
- No Santa Chiara.
- Sim, senhorita, NO SANTA CHIARA!!
- Não tem "reparto ginecologia" aqui? Só no Santa Chiara?
- ISSO!! É NO S A N T A C H I A R A!!
Sei que parecia uma completa imbecil, mas não queria acreditar. Meia volta, volver! Coloco o pé na esquina e o ônibus passa. Óbvio.
Peguei o ônibus, fui até a estação de trem, troquei de ombinus, fui até o hospital Santa Chiara. No caminho a infeliz da guriazinha sentada do meu lado resolveu falar. Não, gritar. Não, na verdade ela berrava com uma vozinha estrídula. Delicioso depois de muitas horas de sono.
O hospital Santa Chiara é quase maior que Pisa. É um senhor complexo, com um montão de clínicas...é universitário e público. Mas mesmo sendo público E universitário, o pagamento do "ticket" continua sendo obligatório.
Fui direto no caixa onde pagam-se os tickets, para pedir informação a uma senhora sobre onde eu deveria ir para marcar consulta. "Ih, é lááááá no Reparto Ginecologia". - Pensa pelo lado positivo: TEM um reparto ginecologia. =)
Vai atéééééé a ginecologia. Entrei pela porta errada - a de saída - atravessei toda a clínica, aquela galera de jaleco branco te olhando com cara de ponto de interrogação enquanto eu passava por laboratórios, salas de US e eco, pelos ambulatórios...cheguei na portaria - eu quase nem cheguei pelo lado errado - e perguntei com quem eu tinha que falar para marcar uma consulta... "Ih, é lááááááá no lugar onde se pagam os tickets". =/
Precisa falar que eu perdi o ônibus de novo, antes de voltar para casa?
Cheguei na estação para trocar de ônibus, subi no certo - e correndo, porque do jeito que tá indo, é melhor prevenir, né - e não é que começa o maior auê dentro do ônibus porque uma velhinha de 94 anos se infernou com uma menina que tava com um carrinho de bebê... E aí como se não fosse suficiente o griteiro da velhinha (Por que EU tenho NOVENTA E QUATRO anos!!!) as pessoas tomaram quem partido de uma, quem de outra e começaram a discutir entre elas...Afinal...no país das pizzas... de que maneira poderia terminar senão com um grande auê?
Dê uma olhada, vale a pena: http://www.youtube.com/watch?v=ZAJNFoHuLno e, sob tantos aspectos corresponde à realidade. Quais? O estacionamento, é 100% verdadeiro... As placas, também. Assim como o celular e o esporte. A questão da pontualidade dos ônibus, da educação no trânsito e do respeito às áreas para fumantes varia de maneira inversamente proporcional à latitude, hehehe...É tudo uma questão de geografia ;) . Burocracia e eleições...hum, deixa para lá... e ah, é: café: 1000000% real. Realmente existem muuuitos tipos de café, por aqui. Mesmo que no final das contas seja só café. A organização da fila é desse jeitão mesmo... Qualquer semelhança com o Brasuca...

domingo, 26 de abril de 2009

UFFI

Alguém pode me explicar porque são 3 horas da manhã e eu não tenho nem meia gota de sono no corpo????
QUE M!
Parada. Irritantemente parada. Estagnada. Enlouquecendo. E tendo ataques de consumismo. Jeesus. Se eu continuar desse jeito eu vou MESMO precisar de um trabalho. Que mané chocolate...o negócio é sapato.
Endorfina, endorfina, endorfina... !!! Sapato, sapato, sapato!!!!!
Definitivamente lastimável. Consumismo compulsivo e sem motivo. Aliás, um motivo eu até tenho. E um ÓTIMO motivo...para NÃO ter ataques de consumismo.
Agitação infundada. Sabe aquele estado de ânsia sem motivos que de vez em quando toma conta de ti? Pois bem. Estou assim há quase uma semana. Nos últimos dois dias a agitação tem andado de mãos dadas com a dor de cabeça. Uma dupla e tanto.
Segunda feira, semana nova, velhos propósitos. Esperando que dessa vez eu consiga algo.
Estou caindo na autocomiseração e isso é patético.
Saudades de casa. Bastantão mesmo.
Ordem e disciplina, disciplina e ordem... Um dia eu vou conseguir.
A preocupação com a beleza exterior, característica de alguns italianos, é contagiante. Estou me sentindo uma bola de capotão. Velha, mal tratada e redonda.
Ok...banho e cama...

Boa noite...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

De volta (de novo)...

Ok, mais alguns muitos dias de ausência...mas me sinto um pouco apática, todo esse "dolce far niente" está me enlouquecendo, me deprime...
Fui passar uns dias na casa da Ivana, a prima do meu pai que me hospedou da outra vez que eu estive aqui. BOM de mais. Me sinto bem , lá...é como estar em casa. Pessoas conhecidas, rostos familiares (literalmente falando...) e aquela sensação de estar no lugar em que você deveria estar. Não fiz nada de especial, fiquei mais em casa do que qualquer outra coisa. Tentei dar uma mão pra Ivana que está meio atrapalhada...outra mão para a Zia Lucia (mãe da Ivana, irmã da minha nonna) que está mais atrapalhada ainda... Fui encontrar a Fiorella, esposa daquele senhor que faleceu há mais ou menos 2 meses...
Revi pessoas conhecidas...até um meu ex colega de escola!!! Nooossa, não nos viamos há quase 6 anos...dei muitas boas/ótimas risadas.... Ele se chama Fábio... Ou "Fafa", hehehe... relembrando velhos tempos....caracoles, tô ficando velha.
Sexta feira tranquila em casa, ontem não saímos... como a gente saiu na quarta feira, melhor ficar em casa, né? Eh, bhè....
Continuo preocupada com radiologia. Ai Jisus... Uffi. Não sei o que fazer. Tô preocupada, mesmo. Conversando com minha irmã ela perguntou o que eu faria se não superasse o exame. Meu, bicho, sem chance nem de considerar essa possibilidade....

domingo, 5 de abril de 2009

...Voltei...

Ok, depois de alguns (muitos) dias de pouca vontade de me comunicar com o mundo, resolvi voltar ao mundo dos vivos...
As coisas por aqui estão muito paradas e eu estou me desanimando. A convivência com as pessoas não está simples... Na verdade, não é que ela não esteja fácil, ela não está realmente acontecendo...na facul as gurias (95% da turma é mulher) não costumam me dar nem bom dia, então já viu, né? No começo a coisa me magoou, sério... principalmente depois que dois piás estavam falando de mim, como se eu fosse incapaz de entendê-los... ou como se não falassem de mim...eles estavam na minha frente e...comentários pouco gentis que me incomodaram. Já achava que eles pensam que eu tenho malária, ou ebola ou qualquer outra doença tropical incurável... e que por isso não se aproximavam... hehehe... Mas aí a crise meio que passou, mas o relacionamento não melhorou.
O que me chateia mesmo é que quanto mais sozinha eu fico, mais me fecho em mim mesma, dificultando ainda mais a aproximação das pessoas...e aí a coisa vira um ciclo vicioso (mais um...)
Continuo sem grandes novidades. Devo ir à Vittorio Veneto ver a minha família, mas ainda não sei quando...

terça-feira, 24 de março de 2009

...VIVA!

Não achei um emprego, maaas...a Ana (a dona da casa onde a gente mora) disse que vai querer no$$a ajuda para fazer umas coi$a$... Já é um começo... e que vai falar com umas amigas dela, para saber se elas também não precisam de alguma coisa!!!

Fii, do jeito que estão indo as coisas, topo qualquer (quase) negócio!!!! Vamo que vamo!!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

...Aniversário...

25 anos nas costas...A Gio completou hoje...eu daqui a pouco chego lá...caraca, maluco, é muuuito tempo...É 1/4 de século!!!
Acho que deveríamos festejar bodas de prata entre nós e nós mesmos...afinal, quer um casamento mais sincero e intenso do que esse? Não tem jeito de mentir, de se esconder das coisas que não agradam, de brigar e ficar sem falar por alguns dias...de mandar dormir no sofá ou qq outra coisa desse tipo...
Fora que eu sou da opinião que 25 anos é o final da "data de validade". Depois tudo muda...cai tudo. Começa a cair cabelo, peito, bunda, as rugas aparecem, a celulite pulula em todas as partes do corpo...Vc cai: cai na real que já passou da hora de criar vergonha na cara, que vc já deveria estar formado, ou pelo menos quase...
Aí você começa a pensar e a lembrar das coisas, meio que começam as ondadas de saudosismo... seus amigos começam a propor de se juntar e olhar fotos de quando todos eram crianças..(pra quê fazer isso, meu senhor?! Como se não bastasse os fiascos atuais...) a lembrar daqueeele desenho...ou daqueeele salgadinho... Vc lembra? hauhauhuahu eu também, nossa era muuuuito bom, né? Pena que não fazem mais... (Qualquer vaga semelhança com o "por que no meu tempo..." do teu avô começa a não ser uma mera coincidência...)
Maaas, venhamos e convenhamos, que os 25 anos têm seu lado positivo... Mas eu já esqueci qual é...sabe, é a idade... ;)

sábado, 21 de março de 2009

SOCORRROOOOO

Acabei de descobrir que sou mais uma na longa fila de sem tetos!!!

A Gi acabou de me contar que o Sr.Gris, o proprietário da minha casa lá em Palotina, pediu a casa de volta...
Em plena crise econômica mundial ele conseguiu juntar dinheiro para construir o abençoado do predinho que ele queria!!!! No terreno da MINHA casa!!!!
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!
É MOLE????

Agora eu quero só ver....

...círculos viciosos


Quanto mais você dorme, mais vontade de dormir você tem.
Quanto mais você come, mais fome você tem.
Quanto menos você faz, menos você quer fazer.
Quanto mais você fuma, mais vontade de fumar você tem.




Qual a lógica disso e o que pode ser feito para parar de se girar ao redor do nada....???

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sexta feira de nada

...dia sem graça. Sem novidades ou acontecimentos interessantes...nada ainda de trabalho, não sei o que fazer...

Em casa não fiz nada de útil...baixou a Maria, fiz a limpa no quarto e ajeitei minhas unhas...ficou bom, até...mas levei 10 horas e 3/4 pra fazê-las... ai, uma manicure...

Saudades do mato, do cheiro de bosta das baias...

quinta-feira, 19 de março de 2009

...X...

Uma vez minha mãe me disse que quando viu meu pai na Itália ela achou que ele tivesse nascido no país errado, que era como se aqui ele estivesse em casa...

Ecco..aqui nunca vai poder ser a minha casa, porque a minha família não está aqui...e também não me sinto triste por ter nascido no Brasil, mas...aqui eu me sinto bem, as pessoas tem um jeito diferente de ver e fazer as coisas que me agrada, me faz sentir bem, me deixa à vontade...

Eu e as gurias saímos hoje à noite, mas nos perdemos no meio do caminho... fiquei com um pessoal que eu conhecia enquanto elas foram dar uma volta..não as vi mais e achei que já tivessem ido pro AkuaKeta (amardiçoada das gurias que sairam sem celular), mas quando cheguei lá elas não estavam...entrei, encontrei o Salvo, que me fez ficar ali na mesa do DJ e...dancei, me diverti, me diverti, me diverti...às vezes com ele, ali, que me fazia companhia, às vezes sozinha, simplesmente dançando, simplesmente curtindo...sem ninguém me aborrecer (pelo menos, não de mais: um simples olhar 595 resolve...) e acho isso uma delícia: Poder curtir, festar, dançar, festar, festar FESTAR! e...só. Tipo o cara chega em ti, te diz "tu é linda" (e não o clássico "poooooooorra, guria, mas tu é gostosa mesmo, heim"), e se vc o ignorar, ele não vai embora chingando a tua mãe, ou dizendo que vc tem uma vaga semelhança com a ruminante lá do pasto...

PELO AMOR DE DEUS, UM TRABALHO!!!!!!!!

...alguém pode me arrumar um trabalho, POR FAVOR?
Bicho, o negócio tá F**AAAA!!!! Nada, de nada de coisa alguma... nem no InformaGiovani, nem na net, nem...não sei mais onde procurar...

terça-feira, 17 de março de 2009

Caindo pelas tabelas

Ontem, com a desculpa que a reunião maluca do GLDN acabou tarde e cheguei tarde em casa, fiquei acordada atéééé...
Sê-nhor! Levantar hoje de manhã foi desastrosoooo...só pra ter uma idéia eu fui dormir pensando em acordar um pouco mais tarde, por volta das 7, para pegar o ônibus das 08:15...esqueci.
Esqueci e saí correndo para pegar o ônibus que passa aqui do lado de casa às 7:15...quando eu já tava no ponto, aí que me dei conta...mas, já que eu já tava ali mesmo, né?
Fui pra facul e não teve aula, nem teórica nem prática...só fui ter aula à tarde...fiquei estudandinho...rendeu bem, até.
Mas agora tô dormindo em pé...Boa noite, pessú...

segunda-feira, 16 de março de 2009

...Bom, parte prática da coisa...TRABALHO

Que o mundo inteiro está em crise, todos nós sabemos (com excessão do 9 dedos que afirmou há 4 meses atrás que o Brasil não passaria por ela).
Mas (ou então, "Por isso mesmo")...resolvi procurar um trabalho. Muito tempo livre, pouca atividade = preguiça e pouco rendimento...e muita gordura acumulada, também.
Que eu lembrava, o lugar para começar a procurar trabalho era o InformaGiovani, que em Pisa fica do ladinho da CPT (olhando aquela foto, é do lado esquerdo, depois das plataformas, tem um portão que fica fechado, basta apertar o interfone).
Lá eu descobri que o modelo de curriculum italiano é o "Modelo europeo", que pode ser baixado da internet...e que, realmente, o mundo está em crise.
Me**a, não tinha nada que pudesse me ajudar...achei um anúncio, em que não tinha nada especificado (ou será que eu não vi? Eu e minha visão parcial...), de oferta de trabalho. Hoje à noite, às 21:00, teria uma reunião explicando tudo.
E lá fui eu. De meio dia passei no endereço (um puta hotel 4 estrelas), tentando conversar com a "Michaela", que foi quem postou o anúncio...nada. No começo eu achava que fosse algumaa coisa para ser feita ali no hotel, mesmo, tipo garçonete ou barista ou...qualquer coisa, sei lá. Aí a recepcionista (tá aí, porque não recepcionista? Eu até que tenho cara, não tenho?) me disse que "não, não tem nada do hotel, mas tem uma reunião marcada para esse horário...
Voltei de noite: A primeira coisa que eu vi foi um banner gigantesco escrito GNLD, e mais...ma, nem lembro mais.
Caracoles, fui parar numa daquelas sessões de exorcismo...huahuahuahua..ou quase isso. Essa tal GNLD é uma empresa que produz um monte de cosméticos, pílulas para emagrecer e etc e estava a caça de vendedores...
Mas, fique susse, é um negócio próprio que não precisa de nenhum investimento, só de 64,00 euro de taxa de adesão e mais a compra de alguns produtinhos básicos...além da obrigação de você, vendedor, consumir o que vc vende, pq assim vc além de oferecer maior credibilidade, ainda vai ter certeza mesmo que aquilo funciona...Mas os produtos que vc compra tem 25% de desconto...-então a margem de ganho é de 25%? Ma...sei não. Me parece meio de mais...mas não vou falar nada, porque não perguntei.
Aí durante a exposição dos produtos (fiquei sem graça de sair, a tal da Michaela ficou perto de mim, super simpática - vendedora, né...) eles mostraram um fluxograma indicando que o ganho pode chegar tranquilamente a 18000 euro/ano. E em casos especiais 32000/ano. UFFA...
Mas desse conversê todo, o cara falou uma, na verdade duas, coisas legais: uma é que para alcançar os próprios objetivos, são necessários tempo, dedicação e empenho (tempo, dedizione ed impegno) e que, antes de tudo isso, é necessário TER um objetivo, não importa qual seja... Coisas simples e banais, que os pais nos ensinam desde pequenos, que nos são repetidas quase todos os dias, até quase a exaustão...mas simples e verdadeiras. Mais 2 pra lista "pra se pensar".
Dia...até que bom. lavei e passei roupa (ensaboa, mulata, ensaboa...ensaboa, tô ensaboando...), fui pra facul, passei algumas coisas a limpo, mas não consegui falar com a Prof...e o resultado disso é que eu não sei se amanhã vou ou não ter aula prática...mandei e mail para ela na quinta feira, ela não respondeu...fui lá hoje, ela não estava...vamos ver amanhã.

domingo, 15 de março de 2009

...Skype: I'm loving it!

...não sei quem inventou o tal do Skype, mas o cara É um GÊNIO. Muuito bom falar com mãe, pai, vó, irmã....huahuahuahuhauhauhauha...só faltou o cachorro!!! :)
Saudades... ("a gente pode ser uma família meio atrapalhada, pouco convencional...mas aqui dentro ó, a gente tá sempre junto..." MB)

...alguém me ajude: nunca fui um exemplo de habilidade e coordenação, mas...Jesus! Se eu continuar desse jeito eu vou me machucar de verdade: bati com a cara no poste, derrubei minha sombra no chão e o delineador na pia, estraguei 2 pares de meia, dei de cara com a porta do meu quarto (tava escuro e eu esqueci que tinha fechado), chacoalhando uma latinha eu não percebi que ela estava meio aberta e arremessei o conteúdo pela cozinha inteira...queimei a mão na cafeteira, bati o joelho no armário do banheiro e a mão no armário do corredor, entupi a pia do banheiro e derrubei o balde com amaciante no chão...escorreguei dentro da banheira e...acho que é só. NOS ÚLTIMOS 3 DIAS!!!!
A Taci diz que todos que convivem com ela ficam assim, depois de um tempo (pensa numa guria atrapalhada!)... mas eu não quero isso não! Se essa coisa é transmissível, tem que ter cura, também...
Alguém a conhece?
POR FAVOR!!!!!!

sábado, 14 de março de 2009

...laranja roubada é mais gostosa...?

Sabe aquela história que laranja roubada é mais gostosa? Mentira. Jeesus, pensa num trem ruuim, mas ruim mesmo. Azeda, amarga e sem suco. E segundo a Anna, temperada com poluição (o pé fica na beira da rua)...
Sábado tranquilo, em casa, sem fazer muuita coisa. Saí tomar um café com o Ale, o dono do Akua Keta...Que acabou virando um sorvete lá em Marina di Pisa. Dar um pouco de risada é bom, ele é bem gente boa...ele me levou para conhecer outras 2 brasileiras, amigas da namorada dele, que têm um salão de cabeleireiro aqui em Pisa...Ma! Quem sabe uma hora eu volto lá...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Ressaca!


Alguém anotou a placa do trem? Minha Noss'sinhora... pra que fazer isso comigo, gente? É louco... E o pior é que a ressaca não é nem de cachaça, mas de cigarro...Nossa, fumei de mais...Credo.
Passei o dia ruim, com dor de cabeça...e sem vontade de fumar, o que comprova que a ressaca é de cigarro mesmo...Ufffffa....
'inda bem que as gurias trouxeram remédio...mas minha super técnica contra ressaca não adiantou dessa vez...(tomar remédio e muuuita água ANTES de ir dormir)
aii...

Balada!

Quinta feira é dia de Akua Keta, a discoteca que tem aqui perto...Só toca música eletrônica (estilo trancão), mas é bom...
Sabe aquela noite que dá tudo errado? Era a noite de ontem. Enquanto a gente estava indo jantar, eu estava distraída e dei de cara com o poste. Ridículo.
Aí, em casa, enquanto eu me arrumava eu consegui derrrubar a minha sombra no chão (quase metade foi pro saco), o delineador na pia...que estava cheia de água... e, para fechar com chave de ouro...eu não tenho costume de ter muito cuidado para colocar a meia calça...mas ontem, fiz tudo certinho: sentei, feito princesa, coloquei um pé, o outro, ajeitei bonitinho...e quando eu já estava na metade da coxa, eu senti a meia enroscar na minha unha...que estava quebrada! (quando e como ela quebrou só Deus sabe) E fez um fuiaquinho na meia...PQP! Bom, talvez, se eu puxar mais um pouquinho só, o buraquinho não apareça...puxa a meia e.... PQP! Puxou um fio até meu joelho.
Pelo amor de Deus, vamo embora, porque se eu ficar mais um minuto em casa, eu me quebro...
Fomos ao Millibar, antes, para tomar uma cervejinha... e olha só o que eu achei:
Cachacinha!!!!!!!!!Eeeeeeee!!!! E Velho Barreiro, ainda...huahuahuahuahua...bom de mais!!!Fiquei beem feliz...estávamos só eu e a Gio, a Taci não quis sair... Bom, eu e a Gio tomamos um copinho cada uma...mais 3 cervejas e fomos já meio quicando pro Akua Keta...
O nosso nome estava na lista...mas a lista já tinha fechado...bom, como não podia entrar com a cerveja... Esperamos um pouco do lado de fora e...pra quem eu fui pedir uma informação? Para o Alessandro, o...proprietário do Akua Keta...que quando soube que éramos brasileiras nos levou pra dentro, nos contou que a namorada dele é de Vitória (ES), falou para a gente guardar as nossas coisas no escritório dele, deu a entrada de presente e um vale - drink para cada uma...
CARACA! Para uma noite que começou toda torta...até que ficou bom, né? Huahuhauhauhaua....
Lá dentro encontramos o Salvo (um Pierre) que nos colocou ali na mesa do DJ...e dança e bebe e...dança e bebe... e dança, dança, dança....bebe, bebe, bebe... fuma, fuma, fuma, fuma, fuma... resultado: o último cigarro nem parava na minha mão...eu acho que ele tinha perna, a Gio diz que é porque eu tava meio alegrinha...
Mais presentes: o cara do caixa não me deixou pagar o drink que eu peguei...noite total free. \o/
Voltamos sozinhas pra casa...não, mentira, o Salvo nos acompanhou até aqui e depois foi tomar café da manhã com o povo...deveríamos ter ido também, mas as duas já estavam beeeem faceirinhas...hehehehe...
Ah, é: não é que eu consegui queimar minha meia calça? Quem, em sã consciência consegue queimar a própria meia calça?????? Resp: A mesma pessoa que consegue bater de cara num poste porque está com o celular na mão...
Resumo da noite: Fantástica! Me diverti de mais, dancei pra caramba, dei um montão de risada com a Gio e com os piás...me diverti mooooito!
Saldo da noite: 3 cervejas, 1 cachaça e 3 drinks bebidos, 1/2 pote de sombra jogado fora, 1 delineador diluído em água quente, 2 pares de meia calça jogados fora, 1 maço de cigarro fumado, 1.000.000 de risadas dadas, 1 convite para um café e 1 convite para conhecer algumas brasileiras.
Tá bom de mais, não?

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sol, sol, sol!

E viva a primavera! Dia lindo...
Muuuito sono: HOJE eu vou dormir cedo, prometo (semestre que vem eu estudo, segunda feira eu começo o regime, esse é meu último cigarro...).

Nada como o conforto da pontualidade: tudo ok com a minha carteirinha do abbonamento da CPT, já fui buscar, e o abbonamento também já está feito...

Ah, detalhe técnico que eu esqueci de falar: O abbonamento (que nada mais é do que um bilhete normal, mas com outras coisas impressas nele), tem que ser timbrado na maquininha... (realmente tem maquininha para tudo, hehehe)... aquela mesma maquininha que você deveria timbrar sua passagem quando sobe no ônibus (aqui não tem catraca, nem cobrador, nem catraca eletrônica, só seu bom senso e uma multa de 41 euro para quem é pego no pulo)...

Acho que sei porque gostei de San Piero...qualquer semelhança com Palotina (um edifício sozinho e solitário no meio do pasto) é mera coincidência...hehehe. Essa foto é meio antiga, hoje está beeeem melhor...: são 5 ou 6 blocos...todos eles perdidos no meio do pasto. ;)

terça-feira, 10 de março de 2009

...e assim caminha a humanidade...


Sabe aquele dia que o despertador toca, vc olha pra ele e, com a maior convicção do mundo, vc se vira na cama e continua dormindo?
Aí ele toca de novo...e de novo...e de novo... (se eu pego o mardito que inventou a "soneca"...) e aí a única opção que vc tem é levantar? E correndo, porque é "meio" tarde?
CORRE! Levanta-arruma a mochila-toma banho-toma café da manhã-arruma o quarto-escova os dentes-escova o cabelo-se troca-acha as chaves-...tudo ao mesmo tempo (eh, piazada, sinto muito, mas essa é uma habilidade feminina, não tentem sem a supervisão dos pais ou responsável) e...
CORRE! Ah, aquela boa senhora que deu à luz ao motorista do ônibus que hoje, JUSTO HOJE, passou adiantado...
CORRE! Sai no galeto até a CPT, pega o ônibus que vai a San Piero... (tudo isso pra assistir uma hora de aula no período da manhã... :/ )
E aí, uma ligação e...tudo parece estúpido...sem motivos...perdi um primo de aproximadamente 60 anos...vítima de câncer...e aí sabe todas aquelas chances que eu tive de ir vê-lo (incluindo a última, 2 semanas atrás...) e não fui?
Sabe aquele velho "Não deixe para depois o que pode ser feito agora"? É para se pensar...

segunda-feira, 9 de março de 2009

...Bom, parte prática da coisa...ÔNIBUS



Tem um esquema bem legal pro ônibus (no caso seja necessário ir pra San Piero, ou mesmo pra se movimentar na cidade) sair um pouco mais barato..Dá pra fazer o "abbonamento per studenti UniPi" da CPT (compagnia Pisana Trasporti), custa bem pouquinho e vale a pena: precisa de uma foto 3x4 (que dá pra tirar naquelas máquinas automáticas), ir na CPT (que fica perto da estação de trem), pagar 3,00 euro pela carteirinha e, depois de 3 dias, mais 12,50 pelo passe mensal. Vale a pena: cada passagem custa 1,00 euro...e o abbonamento é válido para todas as linhas...

domingo, 8 de março de 2009

FELIZ DIA DAS MULHERES!


Pois é, o tal do dia das mulheres é internacional mesmo... aqui na Itália eles tem o costume de presentear as mulheres com um ramo de Mimosa, porque é uma flor dessa época (estamos saindo do inverno, a maioria das plantas não "acordou" ainda), assumindo o significado de autonomia e liberdade. É uma flor que atrás da aparência frágil mostra uma grande força através da capacidade de nascer e se desenvolver em terrenos difíceis...
O "dia das mulheres" surgiu em 1909.. em comemoração à morte de cerca 200 mulheres em uma fábrica. Não tinha um motivo mais feliz, não?

sábado, 7 de março de 2009

Dia de sol

Alguém tem idéia do que significa 1 semana ininterrupta de chuva? Todos os dias, o dia inteiro?

Se tua resposta é "sim", vc também sabe o quanto é bom ver o sol de novo...

Hoje foi um sabadão de preguiça, na beira do Arno, o rio que "corta" a cidade...e depois no parque, tomando um chima beeem a gusto... :)

Bem bonito, é gostoso se empoleirar no murinho que o cerca e ficar ali...olhando a vida passar... e cuidando pra não ganhar um "presentinho" das gaivotas na cabeça...

Noite...baladinha, porque ninguém é de ferro...Bazeel, noite dos anos 90 (:/)...mas... foi divertido...



sexta-feira, 6 de março de 2009

CARACA, ESQUECI! MATRÍCULA NA UFPR

Não se esqueça que você tem que manter o teu número de matrícula na UFPR ativo! E isso é possível matriculando-se em uma disciplina chamada PC 01, que em prática não te matricula em matéria nenhuma, mas permite que quando você voltar você ainda tenha uma vaga na facul.
Ah, nem é tããããão importante, assim...
Para maiores informações, falar com o Marcelo, da UIMA (unidade de intercâmbio e mobilidade acadêmica), em Curitiba. O site da UIMA é o (www.uima.ufpr.br), ou com o pessoal da coordenação do Campus.

...Bom, parte prática da coisa... AULAS EM SAN PIERO

Para quem optar por fazer as matérias que são ensinadas em San Piero, sem drama, é fácil.
Tem ônibus que sai de Pisa e vai pra lá, e custa bem pouco (o abbonamento mensile per studenti costa 12,50 euro).
O problema é que lá não tem mensa e não dá tempo de ir e voltar na hora do almoço, por causa dos horários meio absurdos dos ônibus...
Existem só 5 horários de ônibus que passam na frente da Facul, os demais vão só até a cidade de San Piero e viram para o outro lado...
Informe-se bem sobre quais são os horários que realmente passam na frente da facul. Perguntar qual é o ônibus que vai a San Piero não resolve, seja específico...Ou dê uma voltinha de ônibus por aí, hehehe...

...Bom, parte prática da coisa... AULAS

Ah, gente, aula é aula, no mundo inteiro. As que eu tive até agora são todas com datashow, mas não temos acesso aos arquivos do professor... Ou talvez sim, tenho que descobrir, ainda...parece que tem algum lugar da Internet em que eles disponibilizam os slides.
Para quem tem que ir a San Piero, de uma olhada no próximo tópico.
Hum, detalhe técnico: talvez seja eu que seja caipira, mas nunca tinha visto nada do tipo, então... vou contar pros outros caipiras feito eu...
Tem uma sala, (vou chamar de 1) que tem as carteiras, o datashow, o painel pra apresentação de slides (que sobe e desce com um botãozinho, como o vidro dos carros...), microfone, câmera de filmagem, caixas de som e uma TV (já explico). Nessa sala, o professor fica lá na frente contando um milhão de casos clínicos pra gente...
Na sala de aula (que eu vou chamar de 2), tem mais ou menos o mesmo esquema: carteiras, painel pra apresentação de slides, microfone (este é no meio da sala), câmera de filmagem, caixas de som e uma TV: a diferença é que o professor tá lá na sala 1, vc olha pra ele pela TV, ouve pelas caixas de som e faz eventuais perguntas pelo microfone... da sala 2. E ele te vê pela TV da sala 1, e conversa contigo tranquilamente... Como uma vídeo conferência, mas dentro do mesmo prédio. Tudo isso porque a sala 1 é pequena, e não cabe todo mundo...
Coisas do mundo moderrrno....

...Bom, parte prática da coisa... INSCRIÇÃO NA UNIVERSIDADE

É tudo muito simples, e será feito provavelmente com o auxílio do Roberto... Basta apresentar seus documentos e...parabéns, você está inscrito na Università di Pisa!!!
Atenção: se informe com a secretária do seu curso qual é a data de início das aulas. O Roberto tinha me dito que começariam dia 02/03, mas na verdade começaram no dia 02/02!!!
As bibliotecas aqui também funcionam de outra maneira, peça para o Preside di Facoltà (algo como o diretor de cada curso) te apresentar o responsável pelo sistema bibliotecário do teu curso... E preste atenção no que ele fala, porque é um nó. Eu não dei muita atenção, e agora quero ver o que eu vou fazer.... :/
É interessante apresentar-se aos professores com os quais você terá aula. É uma gentileza para não se economizar. Facilita a tua vida, porque você pode conversar com calma e tranquilidade com o professor, perguntar sobre livros, aulas, esquema de avaliação...

...Bom, parte prática da coisa... - MORAR EM PISA


De novo, para quem é já cidadão italiano, é tudo mais simples. Para quem não é... fica mais chatinho.
De novo, não posso ajudar muito nesse sentido, mas sem muitos problemas: o Roberto ajuda muuuito nesse sentido, acompanha, diz o que é necessário fazer e etc...
mas de qualquer maneira: é preciso transformar o teu visto em um "permesso di soggiorno". E não sei dizer exatamente como isso é feito. Sei que precisa marcar um horário em um patronato, para o preenchimento dos formulários, ir aos Correios pagar as taxas e depois à Polícia para apresentar a documentação...basicamente é isso.
Sei também que precisa fazer o "Codice fiscale", um número que serve de identificação, mas não sei aonde é que tem que ir para isso. Se eu não estou enganada, no mesmo link "www.unipi.it/ateneo/rap-intern/welcome/", em "Presentazione dettagliata del servizio" tem essas informações, também.
Com relação à assistência sanitária, para quem tem a declaração do INSS, é necessário ir até a USL (Unità Sanitaria Locale), para validar o tal do formulário IB 12, para poder ter direito à assistência médico - sanitária.

...Bom, parte prática da coisa... CUSTOS

É... chegou o problemão...
A PARTE BOA é que o convênio prevê que as despesas com casa e comida sejam todas pagas pela Faculdade. O Roberto (Spandre, coordenador do projeto na Itália) foi quem viu tudo isso.
No link (hhttp://www.unipi.it/ateneo/rap-intern/welcome/), clica em "Presentazione dettaglaita del servizio, e tem um monte de informações não só a respeito de casas, mas também sobre a mensa (RU), bibliotecas, salas de estudo e etc...Vale a pena olhar!
Ele (Roberto), inicialmente, tinha decidido que nos alojaríamos em um residencial, bem ajeitadinho, até, mas como surgiu a possibilidade de alugar uma casa so lado da Agronomia e da Veterinária, viemos para cá.
A parte da comida: ele nos deu bônus para ter acesso ao RU, com direito à duas refeições completas por dia (almoço e jantar). Esqueça toda e qualquer idéia que você tem de RU. Aqui você come muito bem, obrigada... no link ( http://www.dsu.pisa.it/pisa/studenti/ristorazione/index/html), tem um monte de info legal sobre a mensa, e dá para ter uma idéia de como são as coisas...tem até o cardápio do que é servido...
A PARTE RUIM é que a passagem de avião, como tem que ter a validade de 6 meses (na verdade, acho que ela não tem que necessariamente ser válida por 6 meses, mas não convém comprar 2 com validade de 3 meses), custa um ca...lhão de dinheiro. Mesmo. Chega a dar tristeza quando o operador da agência de viagens informa o preço...Se você tiver uma condição econômica pouco fácil, e receber bolsa permanência, for morador de Casa de Estudante e etc... dá para tentar uma ajuda com a Faculdade, para pagar a passagem...Mas para todos os de mais, não tem jeito não.
Lembra que estudante paga meia, hehehehe...

...Bom, parte prática da coisa... DOCUMENTAÇÃO

Pra quem tem a cidadania italiana, a coisa é muito mais simples. É suficiente ir ao Consulado Italiano mais próximo (sei que tem um em Curitiba, outro em São Paulo e um em Porto Alegre), e fazer o passaporte. Se informem também sobre a possibilidade de fazer a "Carta d'identità" ainda no Brasil. Se for possível, é melhor do que andar por aí com o passaporte...
A idéia é sair do Brasil com o passaporte brasileiro e entrar na Europa com o italiano. Mais simples, impossível.
Para quem não é cidadão italiano, fica um pouco mais chatinho... e eu não sei como se faz. No site da UniPisa, tem algumas informações, deêm uma olhada no link: (http://www.unipi.it/ateneo/rap-intern/welcome/visti/visto.htm_cvt.htm)de tem um elenco de todos os documentos necessários para a obtenção do visto.
Ou, dê uma olhada no site do próprio consulado, seja ele de Curitiba, São Paulo ou Porto Alegre:
Consulado São Paulo: http://www.conssanpaolo.esteri.it/ e
Consulado Porto Alegre: http://www.consportoalegre.esteri.it/.
OBS: Um dos tópicos do elenco pede uma demontração de renda durante o período a ser transcorrido na Itália, essa demonstração pode ser obtida através da Faculdade, com o Roberto Spandre, que é o coordenador do projeto na Itália.
OBS 2: Um outro tópico pede um seguro médico de saúde, que pode ser obtido no INSS, para quem não tem plano de saúde com cobertura internacional. Pedir pelo formulário IB 12, porque geralmente não sabem muito bem o que fazer...
Importante: Não deixe tudo para a última hora. A tramitação dos processos no Consulado geralmente é muuuuuuito lenta...

...Bom, parte prática da coisa... ESCOLHA DAS DISCIPLINAS

Não sei dar informações a respeito dos outros cursos, só de MV, então...
O site da Università di Pisa é o www.unipi.it. E o da Faculdade de Medicina Veterinária é o www.vet.unipi.it. No site da MV dá pra achar as disciplinas que são oferecidas durante cada um dos semestres... (em http://www.vet.unipi.it/new/didattica/mv/index_mv.htm).
Hum, a propósito de semestre: o ano acadêmico começa em setembro e termina em final de junho. O 1º semestre é, então, entre os meses de setembro e janeiro, e o 2º entre fevereiro e junho.
As disciplinas aqui são avaliadas de uma outra forma: geralmente com um único exame, normalmente oral, no final do semestre. É como uma final sem nunca ter feito uma prova do professor...Mas, como toda regra tem uma exceção, há casos em que o professor faz várias (2, 3...) provinhas durante o semestre e só se você não passar é que tem que fazer o tal do exame oral. E, claro, algumas matérias não são avaliadas de maneira oral, mas escrita: já pensou fazer prova de Matemática falando?
Acessa http://www.vet.unipi.it/new/didattica/mv/index_mv.htm, e procura, do lado direito, o link Didattica e clica nele. Depois clica em Piano di studi N.O., anno accademico 20xx/200xx - depende do ano em questão, né! - e você está na página com as informações sobre as disciplinas oferecidas em cada semestre. Do lado de cada matéria, tem um link ("Info corso") com informações sobre cada uma das matérias. É interessante dar uma olhada...
Ah, importante: Preste atenção na escolha das disciplinas, é preciso fazer todo o "modulo integrato". Por exemplo, você não pode fazer só botânica veterinária e genética animal sem fazer zoologia veterinária II. (Todas disciplinas do 1º ano, 2º semestre). Obrigatoriamente, para que seus exames possam ser reconhecidos, você tem que fazer todas as disciplinas de um "modulo integrato". ÓBVIO: se o modulo integrato é constituído por uma única disciplina, é só ela que você precisa fazer.
É possível cursar matérias de anos diferentes, desde que você siga o esquema acima e os horários, naturalmente, não "batam" (veja horários em http://www.vet.unipi.it/new/didattica/mv/index_mv.htm,clicar do lado direito em Didattica e depois em Orario).
Para evitar surpresas (como a minha...) em www.vet.unipi.it, do lado direito da página, clique em "Strutture" e depois em "Dipartimenti": ali estão os endereços dos vários departamentos da Faculdade. Isso porque as aulas não são todas em um lugar só, mas podem ser em Pisa ou em San Piero a Grado, uma cidadezinha perto daqui, acessível de ônibus. Hoje o único departamento deslocado em San Piero é o de Clinica Chirurgica, Ostetrica e Ginecologia Veterinaria, que compreende os moduli integrati do 4º ano. Mas como a idéia é transferir toda a MV para San Piero, então... Não custa nada ter certeza, né?
CONSELHO: Por maior que seja a tua felicidade em ir para a Itália e por maior que possa ser a tua vontade de aproveitar ao máximo a oportunidade, não exagere: tente se manter dentro do limite máximo de 12 CFU (crediti formativi universitari: 1 CFU equivale a 25 horas de empenho com a disciplina, sejam elas dentro ou fora de sala de aula), ou seja, 3 ou 4 disciplinas...
CONSELHO 2: Sabe aquela frase "semestre que vem eu estudo"? Em que você se imagina voltando da faculdade e sentando a b... na cadeira todos os dias para dar pelo menos "uma olhadinha" na matéria? Então, se quiser que dê certo, esse semestre chegou. Não existe a possibilidade de fazer madrugadão, intensivão, resumão... pq é um ca...lhão de matéria...

SETEMBRO: FINALMENTE!


Depois de um breve tempo possível, chegou a confirmação: DEU CERTO O INTERCÂMBIO!
FELIZ, FELIZ, FELIZ, FELIIIIZ!!!!!!!!!!!!!!! Foi tipo presente de Natal adiantado, sabe como?
E começaram os preparativos.
Agosto...
Julho...
Junho...
Maio...
Abril...
Março...
Fevereiro...
Janeiro...

2008


Ano Novo!!!! FELIZ 2008!!!!!
Dezembro...
Novembro...
Outubro...

COMEÇO - FELIZ



...tudo começou em...por volta de agosto de 2007 (não, não foi em 2007 que me pediram pra fazer o blog...).
O Prof Vinícius me avisou que existia um convênio entre a UFPR e a UniPI (Università di Pisa), e perguntou se eu tinha interesse em fazer intercâmbio...
Quem? EU?!
Voltei pra casa rindo sozinha... FELIZ!!!! Caraca, eu sou simplesmente apaixonada pela Itália... voltar pra cá, com o apoio da Universidade era, é... fantástico!
FELIZ! No sentido mais simples possível, no sentido mais real possível... Com aquela sensação de que você não cabe dentro de você mesmo, com vontade de pular, gritar, rir, correr... tudo ao mesmo tempo... (aparentemente eu optei por limpar alguma coisa e por aporrinhar o anão preto....)
Em setembro de 2007 conhecemos (eu, o Pacote e a Fernanda) o Zannette,o coordenador do projeto aqui no Brasil. O Prof Vinicíus já tinha avisado que existia, como pré requisito, o conhecimento da língua italiana... mas, como bons brasileiros (sem desistir nunca, e tentando sempre dar um jeitinho), resolvemos tentar "enrolar" o tal do prof.
Não deu certo: a primeira coisa que ele falou, apenas nos sentamos, foi: "Chi di voi parla l'italiano?" (Quem de vocês fala italiano?). É. F...!
Mas talvez, nem tanto assim: no final da conversa conseguimos chegar a um "acordo" bastante interessante: mandaríamos nossos curricula para ele, em português e em italiano, juntamente com uma breve descrição de Palotina e região... E ele nos daria uma resposta o mais breve possível.

FINALMENTE!!!

...Me pediram pra fazer esse blog há mais ou menos... hum... não vou falar o tempo pq é realmente muito, mas... bom, tá aqui!
A idéia é mostrar como aconteceram e acontecem as coisas antes e durante o intercâmbio... Meio que dar uma mão para as "futuras gerações" de Palestinenses made in UFPR que poderão vir para cá...